Rio - Os pilotos brasileiros esperam quebrar um tabu neste fim de semana, quando será disputada a segunda prova da temporada da Indy, no circuito de rua de Long Beach.
"Nunca vencemos essa prova. Estivemos perto várias vezes, mas em todas elas aconteceu alguma coisa para atrapalhar. Será um desafio para todos nós", explicou Maurício Gugelmin, da Pac West, que em 1997 quase chegou lá: foi o segundo colocado, conquistando o melhor resultado de sua carreira na pista da Califórnia.
Além da inédita vitória, os brasileiros irão tentar também repetir o desempenho apresentado na corrida de abertura do campeonato, o GP de Monterrey, no México, cujo vencedor foi Cristiano da Mata, seguido de Gil de Ferran. Gugelmin foi o décimo quinto colocado.
"O critério de formação dos grupos para o treino de classificação é a posição de cada piloto no campeonato. Assim, temos de ficar entre os 14 primeiros colocados para podermos treinar no segundo pelotão, que sempre pega a pista mais rápida e acaba ficando com as melhores posições no grid", explicou ele, que treinará no primeiro grupo.
A programação para o GP de Long Beach começa nesta sexta-feira, a partir das 13h30min (de Brasília), com a primeira sessão livre. A segunda será realizada às 17h15min. No sábado, os treinos livres estão marcados para as 14h (de Brasília) e a sessão que define a ordem de largada, para as 17h45min. No domingo, o início da corrida está previsto para as 17h (de Braasília).