Salvador - A reconciliação do pugilista Acelino "Popó" Freitas com seu treinador Luís Carlos Dórea teve momentos de choro e comoção, dificilmente associados à imagem briguenta e rude da maioria dos praticantes de boxe.
Após um abraço apertado, eles desabaram em lágrimas e rasgaram elogios mútuos.
O palco do reatamento foi a Churrascaria Porcão, onde os personagens do drama e seus empresários organizaram uma entrevista coletiva para a imprensa no início da tarde de quinta-feira. Imagens fortes de dois homens emocionados foram captadas pelas câmeras de emissoras de televisão, como se quisessem sepultar o breve período de desavenças.
Depois de cerca de 15 dias de separação e acusações mútuas, Dórea e Popó voltaram a se cumprimentar e traçar planos comuns para o futuro.
O técnico vai retomar o comando da preparação do campeão mundial dos superpenas pela Organização Mundial de Boxe, visando a unificação do título da categoria.
Na coletiva, os dois afirmaram que a reconciliação foi fruto de reflexões recíprocas e de uma iniciativa mais contundente do próprio Popó. Mas componentes financeiros também motivaram o reencontro.
As cláusulas do contrato do pugilista com a empresa Oficina de Idéias, responsável pela administração de sua carreira, foram reformuladas. Agora, Popó vai ficar com 50% do faturamento obtido nas lutas e não os alegados 25%, que foram o pomo da discórdia com Dórea e empresários. A outra metade será repassada para os cofres da empresa, que deve arcar com as despesas gerais das lutas. O compromisso de Popó com a Oficina de Idéias foi estendido até 2004.
Paz definitiva - Para selar definitivamente a paz, Popó e Dórea embarcam segunda-feira para Los Angeles, nos Estados Unidos, onde o boxeador vai intensificar a preparação para a luta do dia 5 de maio, contra o húngaro Lozno Bognar. Dórea vai levar sparrings baianos para o treinamento. O local da luta ainda não foi definido, mas a decisão dos organizadores está entre as cidades americanas de Las Vegas e Miami.
Os acordos feitos pelo pugilista com o empresário mexicano Ricardo Maldonado, logo que anunciou o rompimento com a Oficina de Idéias, passarão por uma renegociação. O que parece não ter mais chances de recapitulação é o noivado de Popó com a administradora de empresas Eliana Guimarães. Apontada como o pivô da briga entre o pugilista e seus empresários, Eliana foi descartada do universo romântico de Popó ao mesmo tempo em que ele decidiu se reconciliar com o antigo treinador. Pelo menos para ela a história não teve um final muito feliz.