São Paulo - O tenista brasileiro Gustavo Kuerten venceu o australiano Patrick Rafter por 2 sets a 1, depois da desistência do seu adversário no quarto set. Contundido, Rafter abandonou a partida. Guga vencia o quarto set por 2/1. Nos primeiros sets, as parciais foram de 4/6, 6/4 e 7/6. O australiano alegou um problema no cotovelo.
O primeiro set foi equilibrado do começo ao fim. Os dois tenistas mantiveram os seus serviços até o final, quando no 10º game, Rafter conseguiu quebrar o serviço de Guga e dessa forma fechar o primeiro set por 6/4. O ponto final foi conseguido depois de uma bola na rede de Guga, num erro não forçado. No último game desse set, Guga cometeu duas vezes dupla falta, mostrando uma certa irritação por seus próprios erros.
No set seguinte, Guga começou mal, mas se recuperou a tempo de deixar tudo igual no jogo. Ele teve uma quebra logo no segundo game e conseguiu abrir vantagem com posteriores quebras nos 3º e 7º games, levando a vantagem até o final, devolvendo o placar do primeiro set: 6/4.
As quebras deram mais confiança ao brasileiro, que passou a arriscar mais e conseguir pontos importantes para levar a vantagem até o fim.
No terceiro set, Guga conseguiu a virada a duras penas. Depois de estar perdendo por 5/2, sofrendo uma quebra, conseguiu igualar o jogo em 5/5 e depois 6/6. No tie-break, com uma atuação brilhante, fez 7/1, até com certa facilidade.
No último set, nenhuma quebra de serviço até o abandono de Rafter, que surpreendeu a todos.