Florianópolis - A torcida brasileira compareceu, apoiou e decepcionou no primeiro dia de confrontos entre Brasil e Austrália, pela Copa Davis, em Florianópolis. O público quase lotou a arena montada na avenida Beira Mar, que tem capacidade para 9.851 pessoas, segundo o corpo de bombeiros, e 12.100 lugares, para a Confederação Brasileira de Tênis (CBT).
Sob o comando de Dartagnan, torcedor ``profissional'' sempre presente e famoso por organizar os torcedores, os brasileiros aplaudiram e vibraram com Fernando Meligeni e, principalmente Gustavo Kuerten, maior ídolo da cidade.
Mas um incidente marcou o primeiro dia de competições. Logo no começo da partida entre Meligeni e Lleyton Hewitt, o torcedor Ismail Ahmad começou a gritar no momento em que todos faziam silêncio e chegou a xingar Fininho, revoltando o restante da torcida.
``Tira, tira, tira'', gritou a multidão, respondendo à atitude do torcedor. Ismael continuou a provocar o público e a segurança chegou para retirá-lo da quadra. O sobrinho do torcedor, de 17 anos, J.C.T.F., no entanto, tomou as dores do tio e deu socos no segurança Leonardo Agenor da Silva, que teve que ser levado para o hospital, com lesão no nariz.
Os outros seguranças, então, retiraram à força os dois torcedores, que reagiam com violência à ação dos seguranças. Ismael e o sobrinho foram levados para a delegacia. O mais velho terá que responder processo por agressão de natureza leve.
O incidente pode prejudicar o Brasil, pois o comportamento inadequado da torcida pode causar punição ao time da casa.