Por Oliveira Jr
Cuiabá - Vencer o Fluminense e buscar a classificação para as Oitavas de Final da Copa do Brasil, no jogo de volta, no Rio de Janeiro. O campeão mato-grossense sonha alto.
O Juventude tem pela frente nessa quarta-feira o seu primeiro grande teste. O jogo com o Fluminense começa às 20h30 no Verdão. Os ingressos custam R$ 10 (arquibancadas) e R$ 20 (cadeiras).
O campeão mato-grossense eliminou o Malutrom (campeão da Copa João Havelgante/Módulo Verde/2000) e quer disputar o Campeonato Brasileiro da Série B ainda este ano; por isso, uma vitória convincente em casa, sobre um grande clube, pode ser o ponta-pé inicial.
O Colorado levou tão a sério este confronto que o trouxe para a capital, para garantir segurança para o time visitante e evitar problemas comuns no interior.
Apesar de precisar da vitória e ter que evitar uma derrota por dois gols para não ser eliminado, o técnico do Juventude, Edson Porto, pode escalar um time defensivo; pelo menos foi assim que o time treinou, com até três zagueiros e dois atacantes, num arriscado 4/4/2.
Com a contratação do lateral direito Xará, o time ganhou mais velocidade nos contra-ataques, mas Jair e Moreno podem voltar a formar a "dupla fatal" que marcou 37 gols no Estadual do ano passado. Muitos acreditam que se isso acontecer, o Juventude derruba o favoritismo do time carioca no Verdão.
No Fluminense, que treinou no Verdão, a cabeça está voltada para o jogo de domingo, contra o Vasco. "Respeitamos o Juventude, mas o foco das atenções está no jogo contra os vascaínos, sem dúvida. Os torcedores não falam em outra coisa", disse Espinosa.
Outra prova de que o Juventude está sendo tratado com certo desdém é a manutenção dos jogadores contundidos no departamento médico. Não há pressa para a recuperação dos principais desfalques da equipe, em que pese a declaração de Espinosa, desmentindo a medida.
Do machucados, somente Paulo César tem retorno garantido. O lateral será escalado na esquerda, com Thiago Silva sendo barrado.
Murilo, contundido na coxa, Ramon e Marco Brito, com problemas no tornozelo, Régis, sentindo fisgada na coxa, e Viveros, que levou pancada no tendão de Aquiles, desfalcarão o time.
A compensação será o retorno do zagueiro César. "Não importa o número dos desfalques. Temos a obrigação de nos reabilitar diante da torcida", determinou Espinosa.
Quem for ao estádio concorrerá a uma moto zero-quilômetro.