Rio - O fator campo fez a diferença no primeiro confronto entre Bahia e Santos, nesta quarta-feira, na Fonte Nova, pela segunda fase da Copa do Brasil. Com a vitória de 2 a 0, o Tricolor baiano ficou com uma boa vantagem para a partida de volta, em São Paulo. Nonato e Róbson foram os autores dos gols que deram o triunfo ao Bahia, que jogará
por um empate ou até poderá perder por um gol de diferença para seguir na competição.
Os donos da casa começaram a partida pressionando. Logo aos quatro minutos, o meia Alex Oliveira, de frente para o goleiro, desperdiçou excelente oportunidade de deixar o Tricolor em vantagem. A pressão continuou, mas o Bahia esbarrava na falta de pontaria de seus atacantes. Aos 20 minutos, Japinha fez boa jogada e lançou para Luís Carlos Capixaba perder outra boa chance. O prêmio pela boa exibição veio aos 25, quando Nonato aproveitou, de cabeça, uma cobrança de falta, abrindo o placar na Fonte Nova.
O Santos demorou para se encontrar em campo. Somente aos 37 minutos a equipe chegou ao ataque com perigo. O meia Renato, dentro da pequena área, chutou em cima de Emerson, que salvou o Bahia de sofrer o gol de empate. O bom momento não teve seqüência e, com isso, o Tricolor respirou um pouco mais aliviado.
No segundo tempo, foi a vez do Santos começar pressionando. Comandado pelo meia Robert, que estava apagado na partida, a equipe paulista passou a ter o domínio e sempre chegava ao ataque com perigo. No entanto, o Bahia adotou uma estratégia mais defensiva e os contra-ataques foram armas mortais para o adversário. Aos 14 minutos, Léo comete um pênalti em Luís Carlos Capixaba. Na cobrança, Robson converte e amplia para o Tricolor.
Mesmo em vantagem, o time da casa não desanimou e continuou buscando o ataque. Já o Santos parecia entregue e não encontrava forças para reagir.
Assim, o Bahia passou a administrar o resultado, e esperou tranqüilamente pelo fim da partida, para comemorar mais uma vitória na competição. O vencedor deste confronto enfrentará Inter-RS ou Fortaleza.