Rio - O piloto Tony Kanaan, sexto colocado do Mundial
2001 de Fórmula Indy, embarcou nesta terça-feira para Indianápolis, nos EUA,
cidade onde está localizada a sede de sua equipe, a Mo Nunn. Tony
vai passar três dias com os engenheiros e mecânicos da escuderia discutindo
melhorias no carro e estratégias para a próxima corrida, o GP do Texas, que
será realizado no dia 29 de abril.
“Já que o novo regulamento nos proíbe de testar nos autódromos entre as
etapas, aproveitamos o tempo livre para continuar o desenvolvimento do time
dentro da própria sede”, explica Tony, que irá acompanhar, in loco, os
treinos de pit stop.
“Os pits têm sido nosso maior problema. Em Long Beach, poderíamos ter
obtido nosso melhor resultado em dois anos de existência da equipe se
tivéssemos sido mais eficientes nas trocas de pneus e reabastecimentos”,
acredita o brasileiro.
Na Indy, um bom pit stop dura cerca de 12 segundos. Equipes como a
Newman-Haas, do líder da temporada, o também brasileiro Cristiano da Matta,
atribuem grande parte de seu sucesso à rapidez nas trocas. Daí a iniciativa
de insistir nos treinos dentro da própria garagem da Hollywood/Mo Nunn.
“Vou aproveitar que o Morris (Nunn, dono do time) vai estar lá para
analisarmos, por exemplo, as possibilidades técnicas de o combustível entrar
no tanque com mais velocidade”, explicou Kanaan, que acredita que um bom
resultado no Texas será fundamental para manter a equipe na luta pelo
título.
Segundo maior complexo esportivo dos Estados Unidos, o Texas Motor Speedway
receberá pela primeira vez uma prova da Indy. Outras categorias americanas,
como a Nascar e a IRL (Indy Racing League), promovem habitualmente corridas
neste circuito, que é oval, tem 2.413m (1,5 milha) e curvas com 24 graus de
inclinação.