São Paulo – O brasileiro Helio Castro Neves, da Penske, fez a melhor marca entre os pilotos estreantes no tradicional circuito de Indianápolis, que treinaram nesta sexta-feira. Eles vão participar das 500 Milhas de Indianápolis, no próximo dia 27 de maio, pela temporada da IRL. Outro brasileiro, Bruno Junqueira, ficou em segundo e Felipe Giaffone, em terceiro.
Giaffone é o único que compete toda a temporada da IRL. Castro Neves e Junqueira competem pela Cart (no Brasil, Fórmula Indy).
O francês Nicolas Minassian (da mesma equipe de Junqueira na Cart, a Ganassi) fez o quarto tempo. Minassian bateu forte no treino da manhã. Foi levado para o Hospital Metodista, mas nada além de algumas escoriações no pulso foi constatado.
"Fiquei impressionado com a altíssima velocidade, com a retas longíssimas e principalmente pelo fato de passarmos sempre a poucos milímetros do muro", diz Giaffone, da Hollywood Treadway. O brasileiro alcançou a marca com 216,75 milhas por horas.
Os outros estreantes foram Didier André (5º), Casey Mears (6º), Brandon Erwin (7º), Cory Whiterill (8º) e John Herb (9º).