São Paulo – O tenista Gustavo Kuerten, o Guga, eliminou o freguês holandês Sjeng Schalken por 2 sets a 1, de virada, em 1 hora e 58 minutos, na tarde desta sexta-feira e garantiu um lugar na semifinal do Masters Series de Monte Carlo, quando terá pela frente o argentino Guillermo Coria. As parciais foram de 6/7 (1-7), 6/2 e 6/4.
Com a vitória, Guga ainda confirmou sua primeira colocação no ranking mundial. Ele conseguiu passar o russo Marat Safin, que caiu na estréia no mesmo torneio.
Esta foi a sétima vitória de Kuerten diante de Schalken em sete confrontos entre os dois.
Guga começou mal a partida e, logo no primeiro game, viu o holandês quebrar o serviço. O brasileiro acabou dando o troco no quarto game e os dois tenistas, a partir daí, mantiveram seus saques levando o jogo para o tie-break. E, pela sétima vez consecutiva na temporada, Kuerten acabou perdendo: 7 a 1.
Antes, Guga havia perdido sets no tie-break diante de Lleyton Hewitt e nas duplas ao lado de Jaime Oncins, em confrontos contra a Austrália pela Copa Davis. O último foi contra o alemão Tommy Haas, nas oitavas também em Monte Carlo.
No segundo set, Guga passou a parar as jogadas fortes do holandês, que viu seu saque ser quebrado nos terceiro e quinto games. O brasileiro fechou por 6 a 2 em rápidos 28 minutos.
No último set, Guga não deu chances ao holandês. Quebrou o serviço de Schalken logo nos primeiro e terceiro games.