Rio - A empresa de marketing esportivo ISL terá de saldar
uma dívida de cerca de US$ 11,5 milhões com a Uefa, referente à promoção da
Euro 2000. Segundo o diretor de comunicação da entidade que controla o
futebol europeu, Mike Lee, as primeiras providências para garantir o
pagamento da quantia já estão sendo tomadas.
“Eles nos devem um bom dinheiro e nós vamos cobrar - garantiu.
A empresa também foi a responsável pela divulgação do campeonato europeu de
1996, na Inglaterra, e esperava vencer a concorrência para a competição de
2004, em Portugal. A Uefa, no entanto, deve fechar um acordo com a European
Broadcasting Union (EBU), já que a ISL faz parte do grupo International
Sports Media and Marketing (ISMM), ameaçado de falência.
“Mas ainda não decidimos a quem vamos ceder os direitos para a próxima
Eurocopa, o que só deve acontecer depois que tivermos resolvido o impasse
com a ISL”, disse Lee.
Já a ISMM, que tinha acertado os direitos de transmissão das Copas de 2002 e
2006, pode ser obrigada a abrir mão deles depois que uma côrte na Suíça
determinou que seja iniciado o processo de falência. Por isso, a Fifa
convocou uma reunião de emergência para discutir a possibilidade de ceder
estes direitos à outra empresa.
Entre outros eventos, a companhia também é responsável pela promoção dos
torneios da ATP da série Master Series e pela edição deste ano do Campeonato
Mundial de Atletismo. A empresa ainda está envolvida numa batalha judicial
na qual a CART cobra US$ 100 milhões.