São Paulo - A atleta Maurren Maggi está rindo à toa. Depois de enfrentar tempos difíceis devido à contusão que sofreu nas Olimpíadas de Sydney no ano passado - não conseguiu dar um salto sequer -, Maurren deu a volta por cima com estilo: no último fim de semana, num torneio da Federação Paulista de Atletismo em São Caetano do Sul, saltou 6,87 metros.
O resultado não só deu a ela o título na competição como o primeiro lugar no ranking mundial da Federação Internacional de Atletismo (Iaaf) - a ser atualizado na próxima semana. "Foi uma surpresa pra mim, não esperava saltar tanto logo na minha primeira competição depois da contusão", comemora Maurren, que tem como melhor marca 7,26 metros, obtida em 1999 no Sul-americano realizado em Bogotá. "Quero saltar muito mais, alcançar resultados maiores. Meu objetivo este ano é saltar além dos sete metros".
Agora são dois brasileiros liderando o ranking de salto da Iaaf. Além de Maurren no salto em distância, Jadel Gregório lidera o ranking mundial do salto triplo masculino, com 17,13m. Os dois têm Nélio Moura como treinador - e ele é outro que está rindo à toa. "Claro que a gente fica muito feliz. Nosso grupo é jovem ainda e pode conquistar muitos outros bons resultados ainda", diz Nélio.