Brisbane - A campeã olímpica australiana Cathy Freeman deve voltar aos treinos pesados em outubro, para se preparar para os jogos da Comunidade Britânica de Manchester, em 2002, e para os Jogos Olímpicos de 2004, disse seu técnico na terça-feira.
"Estamos trabalhando para que ela volte em outubro. Acho que as chances de ela voltar são de 40 a 60 por cento'', disse Peter Fortune.
Freeman anunciou em março que, devido à pressão sofrida para ganhar a medalha de ouro olímpica em Sydney, ela iria se retirar por um ano para se recuperar.
Essa parada significa que Freeman estará ausente do Mundial de Edmonton, em agosto, e também do Goodwill Games, em agosto e setembro, em Brisbane. Freeman, 28 anos, venceu os 400 metros rasos nos Jogos Olímpicos de Sydney e também dos últimos Mundiais de Atletismo, em 1997 e 99.
''Se ela competir nos jogos da Comunidade Britânica, tentará vencer os 200m e os 400m'', disse Fortune à Associated Press Australiana.
Fortune disse que Freeman pode competir em provas diferentes de sua especialidade, como os 400m com barreiras, ou provas de explosão, como os 100 e 200m rasos. ''Isso pode ser o desafio que ela precisava para se motivar novamente''.