Roma - O meio-campista do Perugia Fabio Liverani vai se tornar o primeiro jogador negro a jogar pela seleção italiana se ele entrar na equipe que disputa um amistoso contra a África do Sul na quarta-feira.
Liverani, que nasceu em Roma, filho de uma mãe somali e um pai italiano, foi um dos 20 convocados na semana passada pelo treinador Giovanni Trapattoni.
O jogo vai ser disputado no estádio Renato Curi do Perugia e Trapattoni provavelmente deve colocar o jogador de 24 anos, pelo menos para agradar os torcedores locais.
O técnico italiano tem convocado jovens talentos de clubes pequenos e não deve parar agora, especialmente porque o time está praticamente classificado para a Copa do Mundo de 2002 e pode experimentar um pouco no amistoso contra a África do Sul.
A ascensão de Liverani para a seleção é ainda mais incrível já que este é seu primeiro ano jogando na Serie A, a primeira divisão da Itália.
Ele começou a carreira no Cagliari quando a equipe estava na primeira divisão, em 1995, mas não disputou nenhuma partida. Logo depois ele foi vendido para o Nocerina, da terceira divisão.
Depois de uma temporada ele se mudou para o Viterbese, também da terceira divisão, onde ele conseguiu certa fama ao fazer muitos gols.
Liverani então foi transferido para o Perugia, onde ajudou o time a assegurar uma vaga na Copa da Uefa.
"Eu costumava ver os melhores jogadores na TV e pensava que poderia estar lá'', disse Liverani durante os treinos da seleção. "Existem grandes jogadores na Série C (terceira divisão) e eu adoraria poder inspirá-los a nunca desistirem'', disse ele. ''Eu fui da terceira divisão à seleção em 10 meses. É difícil não ver essa história como se fosse um conto de fadas''.
A convocação de Liverani pode ajudar a melhorar as relações raciais no futebol italiano, onde é comum a torcida entoar gritos de guerra de cunho racista durante os jogos.
Mas o técnico Trapattoni insistiu que Liverani conseguiu um lugar na seleção apenas por causa do talento. "Eu não o convoquei porque ele tem pele escura. Ele tinha a mesma cor quando jogava pelo Cagliari, e ele não foi convocado na época'', disse o treinador.