Florianópolis - O tenista Guga Kuerten chegou a Florianópolis na manhã de quarta-feira, depois de desistir do ATP Tour de Barcelona, alegando uma contusão na virilha. O tenista número 1 do mundo disse que preferiu voltar para casa e se recuperar bem. Ele só deve voltar a treinar na próxima segunda-feira. “Vou ficar tratando, fazendo fisioterapia e todos os exercícios necessários para me recuperar logo,” afirmou Guga. “Na segunda já espero estar bem para treinar”.
Em rápida entrevista no aeroporto, o tenista reafirmou sua vontade de não disputar o terceiro Grand Slam do ano, o torneio de Wimbledon, que é jogado na grama. “Não tenho mais a mesma motivação para jogar em Wimbledon”, disse. “Não adianta apenas dois ou três jogadores protestarem contra os critérios de Wimbledon. Não dá em nada. É preciso haver um movimento mais forte”, afirmou o tenista. Ele referia-se ao fato da organização do torneio não usar o ranking de entrada da ATP para indicar os cabeças-de-chaves.
Mesmo sem motivação, a verdade é que tanto os torneio Master Séries, como os Grands Slam, são obrigatórios para os top mundiais. Por isso, somente com um atestado médico, o tenista poderia realmente ficar de fora da disputa sem receber punição. Por outro lado, o comitê que decide os cabeças-de-chave de Wimbledon, já anunciou mudanças para este ano.
Guga vai descansar e fazer tratamento, e só deve viajar para o Master Series de Roma na quinta-feira da próxima semana. Em seguida, ele disputa o Master Serie de Hamburgo, descansa uma semana e depois tenta o tri em Roland Garros. “Espero me recuperar e voltar a jogar o meu melhor tênis, como eu terminei jogando em Montecarlo. Já foi um bom começo de temporada de saibro e tomara que eu consiga os mesmos resultados do ano passado, em Roma e Hamburgo, mas o principal para mim é Roland Garros”.