Belo Horizonte - O Atlético-MG saiu na frente mas acabou goleado pelo Villa Nova, por 4 a 2, neste sábado no Independência, pela terceira rodada da segunda fase do Campeonato Mineiro. O Villa Nova quebrou um tabu de três anos sem vencer o Galo e ainda manteve-se vivo no Estadual, pulando para a segunda posição do Grupo A, com quatro pontos ganhos. O Atlético, que tem seis, continua na liderança mas pode ser alcançado neste domingo pelo Rio Branco, que tem três pontos e recebe o Mamoré.
O Atlético começou o jogo de forma infernal. Logo aos dois minutos, Anderson avançou pela esquerda e passou para Alexandre, que dominou e tocou para Guilherme, dentro da área, ajeitar a bola com o peito para Kim. Ele chutou com categoria, no canto direito, sem chance para Marcelo.
Passado o golpe no início da partida, o Villa Nova conseguiu se organizar em campo e passou a levar perigo ao gol de Velloso, principalmente nos contra-ataques puxados por Welington Amorim e Edmundo. Aos 11 minutos, Paulinho roubou bola no meio-campo e tocou para Welington Amorim, que estava mais adiantado, na meia-direita. Com um toque de primeira, ele pôs Edmundo na cara do gol e, mesmo marcado por Luiz Carlos e Carlão, o jogador do Villa demonstrou tranqüilidade e categoria, chutando na saída de Velloso. A bola entrou no ângulo direito: 1 a 1.
A partida seguiu equilibrada, com as duas equipes buscando o ataque. Aos 34 minutos, Edmundo avançou em velocidade pela esquerda, entrou na área e cruzou para o meio. A bola passou na frente de Velloso e chegou a Welington Amorim, livre na direita. Mas, a conclusão saiu torta e ele acabou desperdiçando grande chance.
Dois minutos depois, Welington se redimiu da falha. Marcelo Baiano avançou pela direita, chegou ao fundo e cruzou para o meio. A bola acabou sobrando na entrada da área para Anderson Duarte, que tocou para Welington. A zaga do Atlético vacilou e o atacante do Villa aproveitou para desempatar com um chute certeiro no canto direito de Velloso.
No retorno para o segundo tempo, o Villa Nova manteve a formação inicial, enquanto o técnico do Atlético, José Maria Pena, substituiu Cicinho por Leandro Diniz. Porém, quem chegou primeiro ao ataque foi o Villa. Com um minuto, Edmundo pegou um rebote à esquerda da grande área e cruzou para o meio. Welington subiu e cabeceou para baixo, obrigando Velloso a fazer boa defesa.
Aos seis minutos, veio a resposta do Atlético. Edson partiu pela esquerda e cruzou para a área. Guilherme dividiu no alto com a zaga do Villa e concluiu de cabeça. Mas Eleomar salvou em cima da linha o que seria o gol de empate do Atlético. E não demorou para muito para o segundo gol atleticano sair. Aos 10 minutos, Alexandre sofreu falta próximo à meia-lua, Luiz Carlos cobrou com categoria e a bola entrou no ângulo direito de Marcelo.
O empate deu novo ânimo ao Galo. Aos 21 minutos, Kim fez boa jogada pela direita, limpou para o meio e chutou forte. Marcelo, bem colocado, defendeu em dois tempos. Mas aos 35 minutos, Edmundo arrancou pela meia-direita e tocou para Paulo César, na linha de fundo. Ele dominou e cruzou para a área, onde Anderson Duarte ajeitou para Welington Amorim, que só teve o trabalho de tocar para o gol.
Aos 43 minutos, Leandro Diniz, que entrara em lugar de Cicinho, fez bela jogada pela meia-esquerda, aproximou-se da área e chutou forte. A bola bateu na trave. Um minuto depois, Milton partiu em contra-ataque pela esquerda, chegou ao fundo e tocou na área para Welington Amorim, que fez seu terceiro gol na partida e o quarto do Villa Nova, fechando o placar em 4 a 2.