Rio de Janeiro - A diretoria do Flamengo divulgou nota na tarde deste sábado repudiando a atitude dos dirigentes do Londrina e dos policiais da cidade paranaense na pancadaria generalizada que aconteceu após a partida entre Flamengo e Londrina, na sexta-feira à noite, válida pelo Campeonato Nacional Masculino de Basquete. O Londrina venceu por 107 a 106.
Na nota, o clube carioca cobra da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) e das autoridades paranaenses providências contra o Londrina. A diretoria rubro-negra acusa a polícia da cidade de ter agido de forma covarde e leviana. Abaixo a íntegra da nota:
"O Clube de Regatas do Flamengo tem a tradição da fidalguia e do respeito ao adversário, especialmente àqueles que visitam o Rio de Janeiro que é uma cidade Rubro-Negra por excelência já que possuímos uma Nação com 54% da população carioca.
O Clube de Regatas do Flamengo tem por tradição o desporto como a busca da vitória no campo de jogo. Já perdemos títulos fora de casa e dentro de casa, e nem por isso insuflamos nossa Nação contra o visitante vencedor. Para nós, que somos centenários, o visitante tem as honras da casa. O visitante precisa e merece ser tratado com respeito, carinho, segurança e dignidade. O campo de jogo, no nosso entender, se restringe a partida e à busca da vitória.
Desafiamos quem quer que seja a acusar o Flamengo de indignidade, traição, violência ou covardia com qualquer de nossos adversários, especialmente os que nos visitam.
Assim sendo, o Clube de Regatas do Flamengo vem repudiar e denunciar como covarde, traiçoeira, leviana e infame, a atitude do Londrina na partida de basquete disputada nesta sexta-feira, 27 de abril, pelo Campeonato Brasileiro e pedir, a CBB (Confederação Brasileira de Basquete) e as autoridades paranaenses uma ação enérgica diante do comportamento igualmente traiçoeiro, covarde e truculento da polícia encarregada de dar segurança e proteger atletas, treinadores e dirigentes visitantes que lutavam com garra pela vitória no campo de jogo.
Colocamos em suspeita o comportamento da diretoria do Londrina e, principalmente, dos policiais da cidade pelo comportamento que resultou no ferimento de alguns de nossos atletas e que denigre a postura pacata e honrada do povo paranaense e do estado do Paraná como sinônimo de qualidade de vida.
Foi covarde, leviana e sem propósitos o comportamento da polícia de Londrina na agressão a equipe de basquete do Flamengo.
Repudiamos tudo que nos aconteceu. As escusas ficarão por conta da ética desportiva que o Clube de Regatas do Flamengo sabe muito bem praticar há 105 anos. Jamais seremos covardes para o revide. O Flamengo está aberto para o Londrina e o povo paranaense. Porém, jamais esqueceremos o que foi feito contra a camisa Rubro-Negra, que é o símbolo da maior torcida do mundo".