por Oliveira Júnior
Cuiabá - Depois de 4 empates e uma derrota, o Dom Bosco finalmente voltou a vencer no Campeonato Estadual. Jogando no estádio Dutrinha, em Cuiabá, o Azulão bateu o Vila Aurora, de Ronondópolis por 2 a 1, numa partida movimentada. Mais uma vez a decepção ficou por conta da ausência do torcedor. Apenas 80 pagantes assistiram ao jogo. Apesar da vitória o clube ainda precisa de reforços, principalmente no ataque, se quiser brigar pela classificação no returno.
Se a Primeira Fase do Campeonato tivesse terminado ontem o clube estaria eliminado. O time vem apresentando um futebol em ascensão, mas continua perdendo gols e falhando infantilmente na zaga.
Marcão salvou o Vila aos 3 minutos, na chegada de Papi, que chutou forte para a defesa do goleiro. O Azulão continuou pressionando, sem sucessso nas finalizações.
Aos 10 minutos o Vila responde. O goleiro Dida defendeu no chute de Delei.
Aos 20 minutos Luiz André abriu o placar para o Dom Bosco. Ele chutou forte da entrada da área, a bola tocou na cebeça do zagueiro Carlão e enganou o goleiro Marcão: 1 x 0 Dom Bosco. O Vila chegou com perigo aos 30 minutos. Vandré chutou cara a cara e Dida salvou. Durante os primeiros 45 minutos o Vila ameaçou a defesa alvi-celeste por duas vezes. Numa delas, Castanha, bem acima do peso, quasa marca, após falha do goleiro dombosquino, salvo pela zaga.
Na etapa final o Vila começou pressionando o Dom Bosco em busca do empate. Logo no primeiro minuto, Castanha assustou a defesa alvi-celeste. O técnico Poxoréo que havia deixado o artilheiro Wendel na reserva o colocou em campo e o time ganhou mais velocidade nos contra-ataques. Em sua primeira participação no jogo, Wendel quase empatou. O "morrinho artilheiro" enganou o goleiro Dida, que por pouco não levou um frango.
Contundido, após torcer o pé num buraco, Vitor é substituído por Amendoim. Com quatro atacantes, mas sem a armação no meio-campo, o Dom Bosco tenta o segundo gol para sacramentar a vitória, mas o rítmo cai, com o Vila crescendo no jogo.
Aos 40 minutos, Nardo, que entrou no lugar de Papi, marcou o segundo, tranquilizando o time dombosquino. Quando o time ainda comemorava, o zagueiro Carlão diminuiu para o Vila: 2 a 1.
Com o resultado o Dom Bosco encerra o Primeiro Turno na quarta colocação, com 7 pontos e o Vila em quinto, também com 7 pontos (saldo de gols inferior ao do Dom Bosco).