Rio - Charles Barkley é uma das grandes atrações dos playoffs da NBA nos Estados Unidos. O ex-bad boy das quadras vem mostrando como comentarista de TV que a língua continua afiada. No intervalo do segundo jogo da série melhor-de-cinco entre Toronto e Nova York (39 a 35 para o time canadense), Barkley apareceu nos estúdios da TNT com os olhos vendados por uma máscaras de dormir:
“Eu não suporto mais assistir a isso. Me dêem um cigarro. Na minha época, costumávamos marcar 30 pontos em apenas um quarto”. Um dos alvos de Barkley era o pivô Othella Harrington, seu ex-companheiro no Houston Rockets, que foi negociado do Vancouver Grizzlies para o New York Knicks no meio do campeonato.
“É o único pivô formado por Georgetown que não joga nada, não sabe nada”, disse Barkley, referindo-se à universidade que revelou astros como Pat Ewing e Alonzo Mourning.
Os comentários apimentados de Barkley vêm dando resultado a TNT. Enquanto a NBC, que transmite os jogos nos fins de semana, perdeu 18% da audiência em relação à primeira semana dos playoffs na última temporada, a TNT, que leva ao ar os jogos durante a semana, caiu somente 6%.
“A NBA faz todo mundo virar estrela porque quer ganhar dinheiro. Existem jogadores por aí que não valem nada, mas têm tênis com seu nome e tudo o mais. Eu não pagaria um centavo para assistir a um jogo do Washington, Atlanta, Denver e mais uns quatro times da liga”.
A irritação de Barkley só terminou quando a TV focalizou o guitarrista do Rolling Stones Keith Richards, de 57 anos. De óculos escuros e fala mansa, Richards disse estar assistindo pela primeira vez a um jogo de beisebol!!!
“Uau, esse é meu herói: Keith Richards. Olhe para ele! Quero provar um desses nas minhas próximas férias”, disse Barkley, sugerindo que Richards tinha motivos para confundir os dois esportes.
Férias é um dos assuntos preferidos de Barkley. Em sua estréia como comentarista, em novembro, num jogo no qual o New York derrotou o Orlando Magic na prorrogação por 85 a 84, ele não falou de basquete. Passou o intervalo da partida se defendendo de gozações e descrevendo o que havia feito para estar pesando mais de 150kg: “Estou há seis meses jogando golfe e bebendo cerveja todos os dias. O que vocês querem?”
No intervalo da partida entre San Antonio Spurs e Minnesota Timberwolves, Barkley comemorava a perda de três quilos. Agora, faltam "apenas" 28 para ele chegar a 112kg e estar apto a voltar às quadras.