Atenas - Dirigentes olímpicos continuaram pressionando os organizadores dos Jogos de Atenas nesta quarta-feira para que recuperem o tempo perdido em seus preparativos.
O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Juan Antonio Samaranch, avisou a cidade há um ano que os Jogos de 2004 estariam correndo perigo se a organização não melhorasse.
Jacques Rogge, coordenador-chefe do COI, disse ao comitê organizador de Atenas (Athoc) que ficou satisfeito com o progresso que a cidade apresentou desde o aviso.
Mas ele afirmou à Reuters em uma entrevista: ``Tempo é o fator crítico em Atenas. Faz exatamente um ano agora (desde o aviso) e temos visto importantes progressos, um novo dinamismo no comitê de organização, um senso de urgência do lado do governo''.
``Se eles continuarem nesse passo não teremos problemas. Mas eles não podem arriscar diminuir o ritmo ou ter atrasos por qualquer motivo. É como o técnico gritando para o atleta 'mantenha a velocidade''', completou.
Atenas já tinha um estádio e um complexo de natação antes de receber o direito de organizar os Jogos. Mas o gregos têm sido acusados de não se esforçarem em questões de organização nos últimos anos e de deixar a burocracia atrapalhar os preparativos.
Os gregos estão sob pressão para aprontarem o sistema de transporte a tempo e para construírem os locais de competições e hotéis vitais para que se tenha uma Olimpíada de sucesso.