Rio - Os representantes dos conselhos fiscais do São Paulo, Sebastião Antunes Duarte, do Palmeiras, Osvaldo da Silva Rico, e do Corínthians, Eduardo Nesi Curi estão prestando depoimento nesta quinta-feira na CPI que investiga supostas irregularidades no futebol brasileiro. Eles condenaram a experiência dos Bingos, instituídos pela Lei Zico como uma forma de arrecadação de recursos para o esporte nacional. Segundo eles, a experiência foi "um desastre".
O relator da CPI, senador Geraldo Althoff (PFL-SC), também destacou o caráter "nefasto" dos bingos. Ele criticou a dinâmica dos debates nos conselhos fiscais dos clubes e disse estar convencido de que qualquer objeção ou oposição às posições da direção são "maltratadas ou inibidas" nas reuniões. Para o senador, muitos dos assuntos levantados pelas oposições nos encontros sequer constam das atas das reuniões.
Segundo o presidente da CPI, senador Álvaro Dias (PSDB-PR), o objetivo da reunião é esclarecer o papel dos conselhos fiscais dos clubes, tendo em vista que irregularidades são detectadas e, na maioria dos casos, os conselhos não se manifestaram sobre o problema.