Por Oliveira Júnior
Cuiabá - O Dom Bosco jogou melhor, mas o Mixto venceu o Clássico Vovô, disputado agora pela manhã, no Verdão, em Cuiabá por 1 a 0. Com o resultado o Tigre saltou para 17 pontos, se isolando na liderança do Campeonato Estadual.
O Azulão dominou o primeiro tempo, perdeu pelo menos 4 chances de marcar enquanto o Mixto só reagiu, marcando o gol da vitória, na metade do segundo tempo.
As principais jogadas do Azulão eram armadas no meio-campo. Com apenas um atacante o Mixto dependia da chegada dos meias, como Elias, para ameaçar a meta adversária. A primeira chance real do Mixto surgiu aos 9 minutos. Cícero chutou de fora da área, a bola tocou na zaga e foi pela linha de fundo. Aos 10 minutos, Odil cruzou na área e ninguém aproveitou o cochilo da defesa alviceleste; em seguida Elias cabeceou nas mãos de Dida, que estava bem colocado no canto esquerdo.
Aos 21minutos o Dom Bosco desperdiçou a melhor chance até então. Gilson cabeceou na trave direita de Denilson. Na sequência do lance, Luiz André chutou fraco, à direita da meta alvinegra.
Tentando neutralizar as armações do time adversário o Mixto abusava das faltas, principalmente sobre o meia Vítor. Aos 32 minutos,, Josenílson lança em profundidade, mas Luiz André perde o tempo da bola e a grande chance de abrir o placar. Logo em seguida, Papi cabeceou para fora, perdendo outra grande chance para o Azulão. No finalzinho do primeiro tempo, Dida fez grande defesa, de mão trocada, no cruzamento de Toninho, antes da chegada de Elias.
Na etapa final o técnico Éder Taques resolveu reforçar o ataque, colocando Alexandre. O time ganhou mais ofensividade e dominou as ações. Aos 3 minutos, Alexandre tentou encobrir Dida, que fez a grande defesa da partida. Aos 9 minutos o atacante Gilson foi autor da jogada mais bonita do jogo. Ele deu uma bicicleta, dentro da grande área, exigindo uma grande defesa do goleiro Denilson.
O gol alvinegro só saiu aos 21 minutos. Numa das raras oportunidades do ataque mixtense, Toninho, em sua primeira chance real de marcar, escorou de cabeça o cruzamento pela direita, mandando a bola no ângulo direito superior de Dida.
No final do jogo o árbitro Maurício Aparecido Siqueira anulou o gol de empate do Dom Bosco, alegando falta no goleiro Denilson.
Agora as atenções do Mixto estão voltadas para o julgamento da próxima terça-feira, pelo STJD da CBF. Caso a entidade reconheça a irregularidade do Juventude de Caxias o Mixto poderá enfrentar o Flamengo nas Oitavas de Final da Copa do Brasil e o primeiro jogo (2 a 1 para o Flamengo), no Rio, pode ser anulado.