Rio - Cruzeiro enfrenta o El Nacional, do Equador, nesta terça-feira, às 22h(de Brasília), no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, pelas oitavas de final da Copa Libertadores. O time mineiro está invicto na competição e foi o campeão do Grupo 4, com 16 pontos conquistados. Já os equatorianos terminaram na segunda colocação do Grupo 5, atrás do River Plate, com nove pontos ganhos. A partida de volta será realizada no dia 15, em Belo Horizonte.
Para fugir dos efeitos da altitude de Quito, o Cruzeiro está se preparando para o jogo em Guayaquil, só seguindo para a capital equatoriana horas antes do confronto. A viagem de dez horas de São Paulo a Guayaquil também atrapalhou o time mineiro, mas o que preocupa os jogadores cruzeirenses é o adversário.
"A viagem e a altitude são desgastantes, mas a nossa preocupação é o El Nacional, que possui um time forte e que fez uma boa campanha na primeira fase da competição", afirmou o lateral-direito Cléber Monteiro.
O técnico do Cruzeiro, Luiz Felipe Scolari, vai contar com todos os jogadores. Ele só tem uma dúvida, de ordem técnica, para definir o time. No meio de campo, Jorge Wagner e Sérgio Manoel disputam posição.
Em 1997, ano em que conquistou a Libertadores, o Cruzeiro também enfrentou o El Nacional nas oitavas de final. Na ocasião, o time mineiro perdeu de 1 a 0 em Quito, venceu por 2 a 1 em Belo Horizonte e garantiu a classificação nos pênaltis.
No El Nacional, o técnico boliviano Ramiro Blacut vai contar com todos os jogadores do elenco a sua disposição. Ele poupou os titulares na rodada do fim de semana do Campeonato Equatoriano. A ordem é pressionar o Cruzeiro durante toda a partida e saber tirar proveito da altitude de Quito.