São Paulo – O Valencia venceu o Leeds United por 3 a 0, nesta terça-feira, na Espanha, e carimbou passaporte para a grande final da Copa dos Campeões da Europa pelo segundo ano consecutivo. Sánchez fez os dois primeiros gols e Mendieta completou a boa vitória da equipe espanhola sobre os ingleses. O ex-são-paulino Fábio Aurélio atuou os 90 minutos pelo Valencia. Na primeira partida, disputada em Leeds, houve empate por 0 a 0.
O adversário do Valencia na final sairá nesta quarta-feira, após o confronto entre Bayern e Real Madrid, em Munique. A equipe alemã é a favorita, já que venceu a primeira partida por 1 a 0, em Madri.
Porém, caso o Real consiga reverter o placar, a final da Copa dos Campeões se repetirá por completo. No ano passado, Real Madrid e Valencia decidiram o título, com vitória da equipe da capital espanhola, pela qual jogam os brasileiros Roberto Carlos, Sávio e Flávio Conceição.
O primeiro gol do Valencia gerou reclamações da equipe inglesa. Aos 15 minutos, depois do cruzamento pela direita de Mendieta, Sanchez empurrou a bola para dentro do gol com o peito, dando a impressão de que teria sido com a mão. Mas o juiz Urs Meyer interpretou o lance como válido.
O time espanhol passou a atacar menos depois de abrir o placar e cedeu espaço para as investidas do Leeds, que não empatou devido às boas defesas do goleiro Canizares.
Logo no começo do segundo tempo o Valencia garantiu definitivamente a sua classificação. Com pouco mais de um minuto, Sanchez ampliou a diferença com um chute de fora da área, no canto esquerdo de Martyn. Aos seis minutos, Mendieta fez o terceiro, em outro chute de fora da área, também no canto esquerdo do goleiro do Leeds.
Abatido e sem nenhuma alteração na equipe, o time inglês não teve forças para reagir, deixando que o Valencia ficasse mais perto de aumentar a goleada. Sanchez quase marcou seu terceiro gol na partida ao acertar a trave. Aos 40 minutos, Carew também teve uma boa oportunidade, mas Martyn conseguiu defender, deixando que o placar ficasse apenas em 3 a 0.