Rio - A performance do pivô Shaquille O'Neal na vitória sobre o Sacramento Kings por 96 a 90 não serviu apenas para dar ao LA Lakers a vantagem de 2 a 0 na semifinal do Oeste. O superpivô se tornou o primeiro jogador na história da NBA a marcar 40 ou mais pontos e pegar 20 ou mais rebotes em duas partidas de playoffs consecutivas.
O'Neal terminou o jogo desta terça-feira com 43 pontos e 20 rebotes. Na primeira partida da série, no domingo, ele tinha feito 44 pontos e apanhado 21 rebotes. O jogador vem repetindo nas últimas partidas da temporada regular e nos playoffs as atuações que o levaram a conquistar o prêmio de MVP da temporada regular e das finais no campeonato pasasdo, quando liderou o Lakers ao título da liga. Mesmo assim, o pivô não se mostrou muito impressionado com o feito.
”Estou apenas jogando em alto nível. Meus companheiros estão procurando por mim e meus arremessos estão caindo. O verdadeiro teste é se eu posso fazer isso em Sacramento”, disse.
Mas os outros jogadores do Lakers não ficaram indiferentes à marca. Nem mesmo o armador Kobe Bryant, que teve problemas com o pivô durante boa parte da temporada regular, deixou de elogiar o feito:
”Ele está jogando um basquete inacreditável. Sacramento não pode fazer nada sobre isso. É basquete simples, só passar a bolla no garrafão.”
Enquanto o time e a torcida de Los Angeles comemorava, o Kings ainda procura uma resposta para O'Neal. O técnico Rick Adelman ainda não sabe como parar O'Neal, e voltou a elogiar o pivô. O ala Predrag Stojakovic, porém, acredita ter encontrado a fórmula perfeita para neutralizar o monstro.
”Discar 911”, disse o iugoslavo, referindo-se ao telefone usado nos Estados Unidos para emergências policiais.