São Paulo - O Vasco ficou muito perto da classificação com a vitória em cima do Concepción, do Chile, por 3 a 1 nesta quarta-feira, pelas oitavas-de-final da Copa Libertadores. A equipe carioca saiu perdendo, mas Juninho Paulista, que fez dois, e Romário garantiram a virada.
Com a vitória, o Vasco pode até perder por um gol de diferença, que mesmo assim, passa de fase. O jogo será na próxima quarta-feira, em São Januário.
Logo no primeiro minuto, Paulo Miranda acertou o travessão num chute de longe. Mesmo com o susto, o time chileno começou melhor, usando principalmente jogadas pela direita, em que Pérez ganhava todas de Jorginho Paulista.
E foi pela direita que o Concepción abriu o placar. Aos 8min, Montecinos cruzou da direita, Hélton trombou com Géder e deixou a bola escapar. Verdugo não perdeu a chance e mandou para as redes.
O problema vascaíno do lado direito foi resolvido com o deslocamento de Fabiano Eller, que deu apoio a Jorginho Paulista. E aos 19min aconteceu o empate vascaíno. Euller arrancou pela direita, ganhou de Torres na corrida e cruzou na área. Juninho Paulista, livre, marcou de cabeça.
O primeiro tempo seguiu equilibrado, com muitas faltas. Foram 33 no total - 17 do Concepción e 16 do Vasco. As equipes não mostraram criatividade. O time chileno contava apenas com cruzamento de Montecinos. Já o a equipe de São Januário dependia apenas com a velocidade de Euller.
A equipe da casa seguiu tentando os "chuveirinhos" na área na etapa final. No primeiro minuto, cobrança de escanteio na área do Vasco, Hélton soltou a bola e Fuentes bateu. Géder tirou quase em cima da linha. Mas foi a única jogada desse tipo que ofereceu perigo a Helton. No contra-ataque o Vasco chegou à virada. Aos 19min, Jorginho Paulista lançou Pedrinho, que tentou bater. O chute saiu torto, mas sobrou para Romário, que só completou. Os jogadores do Concepción reclamaram impedimento.
Com o gol de vantagem, o time do técnico Joel Santana soube administrar e levou perigo em jogadas de contra-ataque. E, principalmente, conseguiu segurar o desorganizado ataque do Concepción.
O Vasco ainda marcou mais um, nos acréscimos. A zaga do Concepción deu bobeira, Viola tocou de cabeça para Juninho Paulista, que invadiu a área pela direita e bateu forte, sem chances para o goleiro, aos 50min.