Porto Alegre - O atacante Ronaldinho desembarcou na sexta-feira, em Paris, mais do que nunca decidido a começar uma nova vida. O vôo JJ 8096 da TAM, no qual embarcara na noite anterior no Brasil, aterrissou pontualmente às 14h40min (9h40min pelo horário de Brasília) no Aeroporto Roissy Charles de Gaulle.
Acompanhado do irmão Assis, o ex-craque gremista apareceu no Terminal 2F admitindo o cansaço da viagem. "Viro para lá, viro para cá, mas não consigo dormir durante o vôo", queixou-se.
Ao contrário de sua primeira viagem à capital francesa, quando uma aglomeração de repórteres e cinegrafistas o aguardava diante do portão de desembarque, dessa vez repórteres de apenas dois jornais o esperavam. Ronaldinho sabe que, a partir de agora, deverá começar uma nova fase de adaptação à cidade e ao seu novo clube, o Paris Saint-Germain, embora Grêmio e PSG ainda disputem seu vínculo na Justiça.
Nos próximos 10 dias, o jogador participará dos últimos treinos antes das férias de verão dos jogadores, e procurará uma casa, na qual irá morar junto com sua mãe, Miguelina, e sua irmã, Deise. "Tendo um colchão para dormir e poder ir jogar descansado no dia seguinte, já está bom para mim", brincou Ronaldinho.
Ronaldinho estará nesta sexta no campo de treinos do PSG, em Saint-Germain-en-Laye. No sábado, assistirá à partida da equipe contra o Lille, no Estádio Parque dos Príncipes. No próximo fim de semana, deverá acompanhar o grupo até Estrasburgo, para o jogo da última rodada do campeonato francês, dia 19.
Como o PSG cancelou a excursão de jogos amistosos na Ásia, Ronaldinho deverá retornar ao Brasil logo depois de encerrado o campeonato francês, assim como seus companheiros Christian, cuja saída do clube já é certa, e Vampeta, para preparar sua mudança em definitivo. Até o início da tarde de sexta, ele ainda mantinha esperanças de ser convocado pelo técnico Leão para disputar a Copa da Confederações, de 28 desse mês até 10 de junho, na Coréia do Sul e no Japão, o que acabou não ocorrendo.
Sobre a sentença da Justiça do Trabalho gaúcha a ser anunciada no próximo dia 18, liberando-o ou não para assinar contrato com o PSG, Ronaldinho foi categórico. "Nem quero saber. Estou aqui para treinar e me instalar. Eles que se entendam por lá".