Lillehammer, Noruega - O candidato à presidência do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, definiu a luta contra o doping como o ponto principal de sua campanha. A eleição para o cargo mais importante do esporte mundial será em julho.
``Sabemos como organizar o esporte, como fazer dinheiro, como gastá-lo, como treinar atletas e como protegê-los'', disse o belga na segunda-feira. ``Acho que a prioridade é defender a credibilidade do esporte contra o doping'', completou.
Rogge disse ser importante seguir as orientações de se punir um atleta flagrado no exame antidoping com uma suspensão de dois anos, independente de o doping ser intencional ou não, ou se suplementos alimentares estiverem envolvidos.
``Se você é um atleta e toma suplementos -- que eu, como médico, não recomendo pois não é necessário -- é sua responsabilidade certificar-se que essas substâncias são limpas'', disse Rogge.
Outros pontos importantes na campanha de Rogge são o combate à corrupção, à violência e o racismo na entidade.
O cirurgião belga é um dos favoritos a ocupar a vaga do espanhol Juan Antonio Samaranch na presidência do COI. Seus concorrentes mais fortes são o sul-coreano Kim Un-Yong e o canadense Dick Pound.