Rio - O piloto brasileiro Mauricio Gugelmin volta a disputar a temporada 2001 da Fórmula Mundial neste final de semana. Ausente da última etapa realizada em Nazareth em função do falecimento de seu filho Giuliano, de 6 anos, Gugelmin disputará sua primeira corrida após o grave acidente que sofreu no circuito oval do Texas, durante os treinos livres para a prova. O GP do Texas acabou sendo adiado por razões de segurança.
“Pela primeira vez estou vendo dirigentes em sintonia com os pilotos. Foi uma atitude de respeito da CART com todos nós. Seria um risco muito grande disputar uma prova naquelas condições e a decisão de adiar foi a mais sensata a ser tomada", recordou Gugelmin, ainda abalado pelos últimos acontecimentos que envolveram sua vida.
Os treinos para o GP do Japão começam nesta quarta-feira, a partir das 21h45min (horário de Brasília), com a realização do primeiro treino livre. O segundo acontece a uma e meia da manhã. O grid será definido na madrugada de sexta-feira, 18, e a prova será disputada na madrugada de sábado, 19, a partir da meia noite e meia.
A corrida em Motegi terá 201 voltas pelo circuito oval de 1,549 milhas (2,492 km), totalizando um percurso de 500,96 km.