Rio - Representantes dos 12 clubes classificados para próxima fase e dirigentes da Liga Futsal farão nesta quinta-feira, em Belo Horizonte (MG), uma reunião na sede do Minas Tênis Clube II para discutir, entre outros assuntos, a tabela da segunda fase da competição. A determinação do Governo impedindo eventos esportivos à noite por causa do racionamento de energia também será discutido e novos horários para os jogos podem ser criados. Os confrontos da primeira rodada já foram definidos e serão abertos neste domingo, com a partida entre Corinthians e Ulbra, em Barueri (SP).
Nesta fase, as equipes serão divididas em dois novos grupos: o C será formado pelos classificados do Grupo A, e o D, pelos seis primeiros colocados do Grupo B. Os jogos serão dentro dos grupos, no sistema de ida e volta e os dois times mais bem colocados de cada um deles passarão para as semifinais.
Além de Corinthians x Ulbra, a primeira rodada da Liga Futsal 2001 terá ainda as seguintes partidas: Malwee/Santa Catarina (RS) x Vasco da Gama (RJ), ACBF/Carlos Barbosa (RS) x Minas/Pax (MG) e Poker/Foz Futsal (PR) x Sport/Osasco (SP), pelo Grupo C, e Rio Verde/Fersurv x Banespa (SP) e Flamengo (RJ) x UCS/Multisul (RS), pelo Grupo D.
Primeira fase: Vasco da Gama (Grupo A) e Banespa (Grupo B) foram os clubes que venceram seus grupos na primeira fase da Liga Futsal. O Banespa foi o time de melhor campanha da fase, com 12 vitórias, dois empates com gols e duas derrotas. O ataque da equipe paulista também é o mais eficiente até agora, com 60. A defesa menos vazada é a da UCS/Multisul, com 32 gols sofridos.
A primeira fase da competição teve um total 98 partidas e 583 gols marcados, o que dá uma média de quase seis gols por jogo. Os principais goleadores do torneio são os seguintes:
1º) Nei (Banespa-SP) - 16 gols;
2º) Vinícius (Uneb/Dal Ponte-DF) - 15 gols;
3º) Vander Carioca (Vasco da Gama -RJ) e Serjão (Banespa-SP) - 16 gols.