Rio - Com a disputa de 16 provas finais, duas semifinais e cinco do decatlo, começa nesta sexta-feira o Campeonato Sul-Americano de Atletismo. A competição, que prosseguirá neste sábado e vai terminar no domingo, será realizada na pista da Vila Olímpica de Manaus. A maioria dos principais atletas do continente estão entre os mais de 230 participantes, dos 13 países da área, além de convidados da Guiana Francesa.
Neste primeiro dia, entre as atrações, está a brasileira Maurren Higa Maggi, no salto em distância. Maurren é campeã pan-americano e recordista sul-americana da prova, além de ocupar o primeiro lugar no ranking da atual temporada, com um salto de 6,87m. "A Maurren está novamente em grande forma", disse o treinador da atleta, Nélio Moura, ao chegar a Manaus, na madrugada desta quinta-feira.
Na prova mais esperada do dia, os 100m masculino,os brasileiros Cláudio Roberto de Souza e André Domingos da Silva são os principais favoritos, ao lado do uruguaio Heber Vieira e do venezuelano Helly Ollarves. Cláudio e André estavam na equipe brasileira do 4 x 100m, medalha de prata nos Jogos de Sydney. Este ano, os dois correram e venceram suas provas no Grande Prêmio Brasil Caixa de Atletismo, disputado este mês no Rio de Janeiro (Cláudio ganhou os 100m e André os 200m).
No feminino, a brasileira Lucimar Moura e a colombiana Felipa Palacios estão entre as favoritas. No salto com vara feminino, a favorita é a argentina Alejandra Garcia, recordista sul-americana com 4,42. Uma hora depois, começa o salto em altura masculino, com destaque para o colombiano Gilmar Mayo, recordista sul-americano do salto em altura com 2,33. O peruano Alfredo Deza, campeão mundial juvenil na França em 1998, e os brasileiros Fabrício Romero e Jessé Farias de Lima são outros candidatos ao pódio.
Elisângela Adriano (Brasil) no arremesso do peso, ; Luciana de Paula Mendes (Brasil) nos 800m, y (Paraguai) no lançamento do dardo, e Geovana Irusta (Bolívia) na marcha de 20.000m, também vão lutar pelo título. Pela manhã, serão disputadas três provas do decatlo.