Taipei - Mais de 25 mil corredores vão tomar conta das ruas em 10 cidades de Taiwan e China no próximo mês em demonstração ao apoio para a candidatura de Pequim para receber os Jogos de 2008.
``Será um corrida pela alegria. Será uma ponte e nos fará entender cada uma mais e mais'', disse neste domingo o organizador da corrida, Chi Cheng.
Chi foi medalha de bronze por Taiwan nos 80 metros com barreiras nas Olimpíadas do México, em 1968.
``Espero que Pequim ganhe. Será melhor para os dois lados'', disse a diretora de honra da associação de atletismo.
O Comitê Olímpico Internacional escolhe a cidade dos jogos no dia 13 de julho. Pequim perdeu para Sydney na campanha de 1993 para receber os jogos de 2000.
Analistas políticos dizem que a troca de eventos esportivos era um sinal de reconciliação entre Taipei e Pequim, que divergem desce o final da guerra civil da China em 1949.
``Pode diminuir as divergências entre os dois lados, mas não é como se fosse uma reconciliação completa'', disse Lee Jung-chiu, cientista político da Universidade Nacional de Chengchi.
Em outro gesto de diplomacia, o ministro da economia de Taiwan cumprimentou e conversou brevemente com o presidente da China, Jiang Zemin, nos bastidores do encontro da Cooperação Econômica Asia-Pacífico, na semana passada.