São Paulo - O Real Madrid estava com tudo preparado: os jogadores se apresentariam no Estádio Santiago Bernabeu depois do jogo contra o Rayo Vallecano; a praça Cibeles, onde o clube comemora seus títulos, estava limpa, aguardando a festa. Só que esqueceram de avisar o Deportivo La Coruña, que ganhou do Oviedo e adiou pelo menos até a próxima rodada a comemoração pelo título do Campeonato Espanhol.
Mas os madrilenhos fizeram a sua parte. Venceram o Rayo Vallecano por 1 a 0, gol de Guti, e chegaram aos 73 pontos. Com uma vitória no próximo sábado contra o Alavés conquista o título, independentemente do resultado do Deportivo contra o Valladolid.
O Real manteve os seis pontos à frente do Deportivo, que mesmo vencendo os três jogos que faltam e com o Real tropeçando nos dois últimos, perderia no primeiro critério de desempate: confronto direto.
O Deportivo venceu apertado o Oviedo por 3 a 2, com três gols de Diego Tristán e com Donato no gol nos últimos dez minutos de jogo, depois da expulsão do goleiro Molina.
A briga também está quente pelas duas vagas da Liga dos Campeões no próximo ano. O Mallorca venceu o Espanyol e continua empatado com o Valencia na terceira posição e três pontos à frente do Barcelona, que ainda alimenta esperanças de estar na principal competição européia na próxima temporada.
Sem esquecer que a luta contra o rebaixamento não perde gás. O Real Sociedad goleou o Málaga por 4 a 0 e conseguiu respirar, enquanto Osasuna (empatou com o Las Palmas em 3 a 3 e levou dois gols de pênalti do goleiro Nacho González), Numancia, Racing e Valladolid empataram e junto ao Oviedo, que perdeu para o Deportivo, continuam correndo sério perigo de cair.
Outros resultados: Celta 1 x 1 Numancia, Espanyol 0 x 1 Mallorca, Osasuna 3 x 3 Las Palmas, Zaragoza 0 x 0 Villarreal e Valladolid 1 x 1 Racing Santander.