Rio - Santa Catarina é o estado que possui mais representantes dentre os 28 times que participarão da Série B do Campeonato Brasileiro deste ano.
Serão quatro equipes catarinenses disputando o torneio - Criciúma, Joinville, Avaí e Figueirense. Mas o excesso de clubes na Série B não deve ser considerado um grande progresso do estado do Sul do país, uma vez que Santa Catarina não tem um representante na Série A.
São Paulo e Pará estão na segunda colocação em número de participantes, uma vez que serão representados por três equipes no torneio. Os paulistas na Série B serão União São João, Bragantino e XV de Novembro. Já os paraenses serão Paysandu, Remo e Tuna Luso.
Se alguns tem em excesso, em outros chega a faltar. Estados tradicionais do futebol brasileiro como Minas Gerais e Bahia sequer serão representados na Série B. Mas o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, garante que não existiram critérios políticos na definição dos participantes.
“Com os critérios das séries B e C de mil novecentos e noventa e nove e da Copa João Havelange, estes estados acabaram sem representantes”, afirmou Teixeira.