Rio – O melhor atleta do século 20, Pelé, defendeu durante a inauguração de um congresso organizado pela Federação Espanhola de Futebol, em um hotel de Madri, que os governos invistam mais nos projetos esportivos para as crianças do que em armas para as guerras. O ex-jogador e ex-ministro dos Esportes falou durante a sua palestra sobre a importância do futebol para o desenvolvimento das crianças e do seu trabalho que tem, segundo ele, ajudado a afastar crianças das ruas e das drogas.
O melhor jogador de todos os tempos elogiou bastante a seleção espanhola, prevendo que chegou a hora de a Fúria conquistar uma Copa do Mundo:
”Este é um bom momento, pois tem uma base de equipe importante. Agora tem uma seleção mais madura e jogadores com experiência. É o momento de ganhar um Mundial.”
Pelé também demonstrou preocupação com os principais problemas pelos quais o futebol profissional tem passado hoje em dia. Para ele, está havendo uma valorização comercial exagerada no esporte.
”A introdução dos valores comerciais é um grave problema. Estamos nos esquecendo da orientação do caráter dos jovens. O problema não é o dinheiro que recebem. Os torneios da Fifa, nas categorias de base, não forjam o caráter do jovem . Esquecemos de investir no ser humano. É preciso profissionalizar os clubes e dar responsabilidade aos dirigentes de futebol”, afirmou Pelé.