Montevidéu - Quinze jogadores de clubes nacionais, sob o comando do técnico Víctor Púa, começaram nesta terça-feira a operação programada pelo Uruguai para preparar sua seleção para a partida contra o Brasil pelas Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2002 e também para a Copa América-2001.
O Uruguai enfrentará o Brasil no dia 1º de julho, pela 13ª rodada das eliminatórias, depois vai até o México para um amistoso contra a seleção daquele país, e após isso viajará para a Colômbia para disputar a Copa América, de 11 a 29 de julho.
A Eliminatória Sul-americana, que ainda faltam seis rodadas, classifica diretamente quatro seleções, enquanto a quinta colocada deve disputar uma repescagem contra o vencedor da Oceania.
A Argentina lidera a classificação com 29 pontos em 12 partidas, seguida pelo Paraguai com 23, Equador com 22, Brasil com 21, Colômbia com 19 e Uruguai com 18. Mais longe estão Peru (12), Chile (10), Bolívia (10) e Venezuela (4).
A imprensa local destacou esta terça-feira que o adiamento da partida contra o Brasil, prevista originalmente para 3 de junho e que será disputada no Estádio Centenário de Montevidéu no dia 1º de julho, prejudicou o Uruguai porque "justamente para essa ocasião a seleção brasileira se preparará como nunca".
Depois da Copa das Confederações, e após um acordo com os clubes, a equipe brasileira poderá contar com os seus melhores jogadores, inclusive os que jogam na Europa, com sete dias de antecedência.
Na Copa América, o Uruguai estará no Grupo C, em Medellín, com Argentina, Bolívia e Canadá. Para essa ocasião, se especula que o técnico Púa convoque o atacante veterano Daniel Fonseca (ex-Cagliari, Napoli e Roma e atual jogador do Juventus, todos da Itália).
Os primeiros 15 jogadores convocados tiveram esta terça-feira uma reunião técnica com Púa, fizeram exercícios físicos e táticos, e ficaram em regime de concentração parcial.