Rio - Treinadores de atletismo de quase todos os países sul-americanos estão reunidos em Manaus. Eles participam do 1º Congresso Sul-Americano de Treinadores de Atletismo, que visa intensificar o intercâmbio entre as diferenciadas escolas da América do Sul. Estão presentes treinadores da Argentina, Equador, Bolívia, Chile, Venezuela, Guiana, Suriname, Uruguai e Brasil.
O congresso começou com uma palestra do presidente da Conferação Sul-Americana de Atletismo (Consudatle), o brasileiro Roberto Gesta de Melo. Na sua apresentação, Gesta citou a importância de os treinadores de toda a América do Sul participaram desse tipo de intercâmbio, fazendo com que cada um saiba o que está sendo feito no restante do continente.
O 1º Congresso Sul-Americano de Treinadores de Atletismo serviu também criar a associação da categoria. Por unanimidade, os treinadores reunidos em Manaus elegeram o uruguaio Oscar Gadea como o primeiro presidente da entidade, ao mesmo tempo em que marcaram novas eleições para 2003, em Caracas, onde será realizado o próximo Campeonato Sul-Americano de Atletismo.
O evento continua nesta quinta-feira com mais um ciclo de palestras. O primeiro a falar será o brasileiro Carlos Alberto Cavalheiro, fazendo um resumo sobre o que foi tratado nos dois primeiros dias de evento. Em seguida será a vez do alemão Ekkart Arbeit, falando sobre preparação global para os jovens. O russo Mikhail Dolgui, o polonês Tadeusz Kepka, e os russos Valeri Nazarov e Albert Korogodsk são os outros palestrantes.