Florianópolis - A partir das 7h deste sábado, na Praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis (SC), mais de 500 atletas de 25 países dão a largada para um dos mais duros e apaixonantes desafios esportivos do mundo. Trata-se do Ironman Brasil 2001, única seletiva da América Latina para o Ironman do Havaí (são 45 vagas em disputa).
Atletas profissionais e amadores, entre 18 e 72 anos, terão pela frente 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e, para fechar a prova, mais 42,1 km de corrida. Estarão em jogo ainda 70 mil dólares de prêmio, a serem divididos entre os profissionais, e a realização de superar um grande desafio.
Pelo quinto ano consecutivo, o Brasil faz parte do calendário de seletivas para o Ironman do Havaí. Este ano, entretanto, marca uma nova fase para o evento, com organização, feita pela Latin Sports, e sede novas. A mudança para a capital catarinense, com total apoio dos governos municipal e estadual, atraiu maior número de participantes.
Além do número recorde de participantes, alguns dos melhores nomes do esporte em todo o mundo estarão participando da prova, o que faz prever um elevado nível técnico. Entre os brasileiros, os destaques são Fernanda Keller, atual campeã e seis vezes medalha de bronze no Ironman do Havaí; Leandro Macedo, Alexandre Manzan, Alexandre Ribeiro, todos com grande experiência internacional.
Já entre os estrangeiros, nada menos do que seis vencedores de provas ironman estão em Jurerê: Scott Molina (EUA), uma das maiores lendas do esporte com 104 vitórias na carreira e o título do Havaí em 88; Ken Glah (EUA), atual campeão da prova; Peter Kropko (HUN), vencedor do Strongman no Japão em 2001; Wendy Ingraham (EUA), vencedora do Ironman da Áustria em 2000; Katja Mayer (ALE), campeã do Ironman da Flórida (2000); e Tara-Lee Marshall (NZL), primeira colocada no Ironman da Suíça em 2000. O argentino Oscar Galindez é outro nome forte que faz sua estréia em disputas do gênero.