Belo Horizonte - O volante Cleison está praticamente fora do primeiro jogo da decisão do Campeonato Mineiro contra o América no domingo, no Mineirão. Na sexta, ele sequer participou do coletivo, comandado pelo técnico Zé Maria Pena, no Centro de Treinamento de Vespasiano.
Cleison ainda não está totalmente recuperado de uma bursite (inflamação) no joelho direito. Por isso, Rolete já está sendo preparado pelo treinador para formar o meio-campo com Gilberto Silva, Alexandre e Lincoln.
Apesar disso, tanto Zé Maria quanto o jogador fazem mistério quando assunto é o aproveitamento de Cleison no primeiro clássico decisivo. “Vou esperar por ele e só vou divulgar a escalação momentos antes da partida", enfatizou o técnico. Mas, antes do treino de sexta, Zé Maria Pena convocou os jogadores de meio-campo, com Rolete ao invés de Cleison, para uma conversa. Durante alguns minutos, ele ficou num bate-papo com Gilberto Silva, Rolete, Alexandre e Lincoln, que treinou apenas 40 minutos, sendo poupado por causa de uma incômoda dor nas costas.
Depois, numa tentativa de despistar os repórteres, Zé Maria convocou todos os jogadores, inclusive Cleison _ que, após a conversa, se dirigiu para o Departamento Médico _ para mobilizar o grupo, às vésperas da decisão. Cleison também colaborou para manter o clima de mistério no CT. “Não sei, porque ainda sinto dores. Amanhã (sábado) haverá o treino recreativo e espero participar dele. Se conseguir isso, vou, com certeza, está no jogo", garantiu o apoiador, cujo nome não consta da relação entregue na sexta pelo Departamento de Futebol do clube para a concentração, que começa neste sábado após o treino pela manhã.
Mas o médico Neylor Lasmar acabou com o suspense. “Acho muito difícil sua escalação, mas não é impossível. O Cleison será reavaliado para termos uma visão completa da situação. Mas uma coisa é certa: ele só joga se estiver 100%, porque, se estiver mais ou menos, não entra", explicou Neylor Lasmar. Já o lateral-direito Paulo César, que sofreu uma pancada no joelho direito, participou normalmente do treino, garantindo sua presença no clássico.