Belo Horizonte - Quando Atlético e América entrarem em campo nesse domingo, será a quarta vez que estarão disputando o título mineiro. A primeira foi em 1948 e o América levou a melhor. Dez anos mais tarde, em 1958, o Atlético deu o troco, vencendo as duas partidas decisivas, que foram disputadas já no mês de abril de 1959.
Quarenta anos depois, em 1999, Atlético e América voltaram a duelar na final. O Atlético entrou série de três partidas com a vantagem de dois resultados iguais para ser campeão. No entanto, logo na primeira, o América venceu por 2 a 1 e tomou a vantagem dos atleticanos. Na segunda partida, o América ficaria com o título se conseguisse vencer, mas um empate em 1 a 1 adiou a decisão para o último jogo.
Somente a vitória interessava ao Atlético, que partiu para cima do América e acabou conseguindo o que queria, com um gol de Lincoln, cobrando pênalti sofrido por Marques. Os americanos reclamam até hoje da marcação daquela penalidade, alegando que Marques teria cometido falta sobre Ruy, antes de sofrer o pênalti.
No confronto direto, a vantagem também é do Atlético e por grande margem. Em 367 jogos, foram 182 vitórias atleticanas contra 96 do América. Outros 91 jogos terminaram empatados.