Belo Horizonte - Após partida emocionante, na tarde deste domingo, no Mineirão, o América foi com tudo para cima do Atlético e venceu por 4 a 1, abrindo grande vantagem para a segunda partida da decisão do Campeonato Mineiro, no próximo sábado. Rodrigo, duas vezes, Tucho e Wellington Paulo marcaram para o América, enquanto Gilberto Silva descontou para o Atlético.
O América começou em ritmo alucinante, pressionando o Atlético. Logo aos 4 minutos, Michael avançou pela esquerda e tocou para Fabrício, mais adiantado. Ele chegou no fundo e cruzou para a área. Wellington Paulo subiu mais que a zaga do Atlético e cabeceou no canto esquerdo de Velloso, abrindo o placar para o América.
O Atlético tentou o empate na seqüência. Aos 5 minutos, Luiz Carlos cobrou falta do lado esquerdo do ataque atleticano. Alexandre dominou na área, mas chutou prensado. Marques pegou o rebote e tentou a conclusão, mas acabou desarmado.
Aos 13 minutos, Marques avançou pela esquerda, chegou ao fundo e cruzou. O zagueiro Thiago subiu para tirar de cabeça e quase fez gol contra, assustando o goleiro Fabiano. Aos 17 minutos, veio a resposta do América. Ruy cobrou lateral na direita de seu ataque, jogando a bola na área. Luiz Carlos não conseguiu cortar, Tucho pegou livre e chutou forte, à meia altura. A bola bateu na trave esquerda e entrou. 2 a 0.
O Atlético não se encontrava em campo e o América aproveitou para ampliar sua vantagem. Aos 28 minutos, Claudinei arrancou pela direita, aproximou-se da área e cruzou rasteiro. A zaga atleticana falhou e a bola sobrou na esquerda para Rodrigo, que chutou de primeira, no canto esquerdo de Velloso. 3 a 0.
Após a saída de bola, o Atlético foi para cima e conseguiu descontar, aos 29 minutos. Lincoln abriu pela direita e lançou para a área. A defesa do América não tirou e a bola acabou sobrando para Gilberto Silva, que chutou forte. 3 a 1.
O gol animou o time atleticano, que passou a atacar mais. Aos 37 minutos, Alexandre subiu pela direita, entrou na área e tocou para Lincoln, livre, mas ele furou na hora de concluir, perdendo boa chance para o Atlético.
Na volta para o segundo tempo, o técnico Zé Maria substituiu o meia Lincoln pelo atacante Kim, na tentativa de dar mais poder de ataque ao Atlético. No América, o técnico Lula Pereira manteve a escalação que havia iniciado o jogo.
O Atlético passou a pressionar o América, que voltou muito recuado. Aos 25 minutos, Cicinho, que havia entrado em lugar de Paulo César, avançou pela direita e tocou para Marques, na área. Ele girou e chutou forte, mas a bola bateu em cima da zaga. Aos 28 minutos, mais pressão atleticana. Ronildo cobrou escanteio pela direita, Gilberto Silva subiu e cabeceou para baixo, mas o goleiro Fabiano estava atento e fez grande defesa, colocando a bola para novo escanteio. Cicinho cobrou pela esquerda, a zaga do América não conseguiu tirar e a bola sobrou novamente para Gilberto Silva, que virou e chutou forte e rasteiro. A bola saiu rente à trave direita, assustando Fabiano, que apenas olhou.
E foi exatamente quando o Atlético mais atacava que o América chegou ao quarto gol. Aos 38 minutos, Luiz Carlos falhou no meio-campo, Rodrigo roubou a bola e partiu em velocidade, deixou Carlão para trás, entrou na área e tocou na saída de Velloso. 4 a 1. E o América queria mais. Aos 44 minutos, Fabrício avançou pela esquerda, foi ao fundo e cruzou para a área. A zaga tirou mas a bola sobrou para Ruy, que chutou forte, obrigando Velloso a fazer grande defesa. E não dava tempo para mais nada. Com a goleada, o América arrancou na frete, levando grande vantagem para a segunda partida, no próximo sábado.