Londres - O membro do Comitê Olímpico Internacional (COI) Jacques Rogge é o favorito para assumir o cargo mais poderoso do esporte mundial -- o de presidente do COI --, de acordo com uma pesquisa realizada pela Reuters.
Dezesseis editores de esporte entre os 26 que participaram da pesquisa disseram que Rogge, ex-iatista que participou das Olimpíadas de 1968, 1972 e 1976, será o escolhido em julho para substituir o atual presidente Juan Antonio Samaranch.
``Jacques Rogge é um jovem e enérgico membro do COI. Ele teve sucesso em seu cargo de presidente do Comitê Olímpico Europeu'', disse Anthony Constantino, do L-Orizzont, de Malta.
Samaranch vai se aposentar após 21 anos no comando do comitê e o novo presidente do COI será escolhido em uma votação de todos os membros do COI em Moscou, no dia 16 de julho.
Rogge, cirurgião belga de 59 anos, é considerado o favorito na disputa ao lado do advogado canadense Dick Pound e do ex-delegado da Assembléia Geral da ONU, o sul-coreano Kim Un-yong. Os outros candidatos são a ex-remadora norte-americana Anita DeFrantz e o ex-esgrimista húngaro Pal Schmitt.
Na pesquisa, um editor de esportes votou em DeFrantz, dois em Kim e sete escolheram Pound. Schmitt não recebeu nenhum voto.