São Paulo - O tenista brasileiro Gustavo Kuerten precisou vencer o marroquino Karim Alami por 3 sets a 1 e o fantasma do tie-break nesta sexta-feira, para avançar às oitavas-de-final do Torneio de Roland Garros. O jogo teve parciais de 6/3, 6/7 (3/7), 7/6 (7/5) e 6/2.
Guga enfrenta agora no domingo o norte-americano Michael Russel, que veio do qualifying e se classificou ao derrotar o o belga Xavier Malisse por 3 sets a 2, com parciais de 3/6, 6/4, 6/1, 1/6 e 6/4. Os dois tenistas nunca se enfrentaram. Russel ocupa a 122a posição no ranking de entradas e é o 136º na Corrida dos Campeões. Já Kuerten lidera o ranking de entradas e está em 3º na Corrida.
O grande trunfo do brasileiro nesta sexta foi conseguir vencer o seu primeiro tie-break depois de 10 derrotas. No começo do jogo, Guga deu a impressão que o jogo seria fácil ao conseguir quebrar o saque do marroquino logo no segundo game. Alami devolveu em seguida. No sexto game, o brasileiro conseguiu uma nova quebra e pôde fechar o set em 6 a 3.
No segundo set, o jogo começou a ficar equilibrado. Nenhum dos dois tenistas conseguiu uma quebra de saque e a decisão foi para o tie-break. Mais uma vez o brasileiro teve problemas e perdeu o seu 10º tie-break consecutivo por 7 a 3.
O nº 1 do ranking de entradas encontrou mais problemas no terceiro game. Tomou três quebras, mas também deu o troco em outros três games. Resultado: outra decisão no tie-break. Só que desta vez o brasileiro conseguiu dar o troco e venceu por 7 a 5.
No quarto set, Guga subiu de rendimento, obteve uma quebra no primeiro, outra no sexto, e não teve dificuldade para fechar a partida.
Veja também:
Página especial com tudo sobre Roland Garros
As estatísticas da partida