São Paulo - A zebra quase atacou o tenista brasileiro Gustavo Kuerten neste domingo nas oitavas-de-final do Torneio de Roland Garros. Depois de perder os dois primeiros sets e ver o seu adversário ter um match point, Guga iniciou a reação e venceu o norte-americano Michael Russel por 3 sets a 2. O jogo teve parciais de 3/6, 4/6, 7/6 (7/3), 6/3 e 6/2.
O adversário do brasileiro neste domingo ocupa apenas a 122ª posição no ranking de entradas e a 136ª na Corrida dos Campeões. Ele nunca venceu um torneio na carreira e em Roland Garros teve que disputar o qualifying. Com a vitória, Guga, líder da lista de entradas, enfrenta agora nas quartas-de-final o russo Yevgeny Kafelnikov.
Neste domingo, o brasileiro abusou do direito de errar no começo da partida. Cometeu 40 erros não forçados só nos dois primeiros sets, contra 31 de Russel. No primeiro set, o americano conseguiu uma quebra logo no terceiro game. O brasileiro chegou a dar o troco, mas tomou outras duas quebras e perdeu por 6 a 3.
Guga equilibrou um pouco mais as coisas no segundo set. Russel só obteve uma quebra no oitavo game. O brasileiro devolveu em seguida, mas tomou outra quebra no 10º. No terceiro set, o americano conseguiu a quebra no sexto game. Guga deu o troco no nono, salvando até um match-point. A decisão foi para o tie-break e o nº 1 do mundo fez 7 a 3.
A partir daí, o brasileiro fez as coisas voltarem ao normal e passou a mandar no jogo.Conseguiu uma quebra no segundo game e venceu o quarto set. No quinto, o brasileiro impediu o serviço do americano no primeiro, quinto e sétimo games.
Veja também:
Página especial com tudo sobre Roland Garros
As estatísticas da partida