Por Fernando Eichenberg
Direto de Paris
Rio - O brasileiro Gustavo Kuerten enfrentará o russo Yvgeny Kafelnikov por uma vaga nas semifinais de Roland Garros às 7h (horário de Brasília) desta terça-feira. A partida vale uma vafga nas semifinais do torneio e acontece na quadra central do complexo parisiense. O Terra Esportes acompanha a partida ponto a ponto, com estatísticas exclusivas.
Neste domingo, Guga comemorou sua ressureição no torneio depois da vitória suada sobre o norte-americano Michael Russell. O jogador, seu irmão Rafael e o técnico Larri Passos jantaram, como de hábito, no mesmo restaurante italiano próximo ao hotel no qual está hospedado. “Porca miséria!”, disse o proprietário do restaurante ao ver o grupo entrar, referindo-se ao sofrimento na partida contra Russell. Para ajudar Guga a recuperar a energia, mandou a cozinha caprichar nas porções e serviu o dobro de comida do que o normal.
Durante o jantar, Guga nunca conversa sobre os jogos que disputou no dia. Mas, ontem, foi diferente. O jogador só falou na partida. Assim como Russell, que pensara que no match point a seu favor os dois jogadores não haviam trocado mais do que dez bolas, Guga também achara que o ponto tivera duração semelhante. Por isso, ficou surpreso ao rever a jogada na tevê e notar que ele e o norte-americano trocaram, na realidade, 26 bolas no ponto que poderia tê-lo tirado do torneio.
Guga apreciou bastante o almoço, ontem, logo após o jogo, com o jogador Leonardo, do Milan. Leonardo não cansou de manifestar seu espanto com a impressionante virada de jogo do brasileiro, depois de estar perdendo por dois sets a zero e salvar um match point.
Nesta segunda-feira, Guga acordou por volta das 11h30min. Praticou alguns exercícios em piscina, e depois se dirigiu para Roland Garros, onde treina com o técnico Larri Passos às 16h (11h no Brasil), na quadra de número 12.
Se Guga alcançar as semifinais do Aberto da França, poderá receber um reforço importante na torcida, na quadra central de Roland Garros. Sua mãe, Alice, e a avó, Olga, poderão desembarcar em Paris para torcer pelo campeão na fase final do torneio.
Veja também:
Página especial com tudo sobre Roland Garros