Rio - O brasileiro Robert Scheidt é o novo líder do ranking mundial de iatismo na classe Laser. Na lista divulgada pela Federação Internacional de Vela, ele aparece com 4.536 pontos, 23 a mais do que o italiano Diego Negri, segundo colocado. O terceiro é o holandês Serge Kats, com 4.390 pontos.
"Voltar a liderar o ranking é muito importante, porque confirma o bom momento que atravesso. Mesmo com o surgimento de novos valores no esporte, continuo figurando entre os melhores, o que me deixa ainda mais animado para brigar por mais vitórias nesta temporada", declarou o velejador, que já ocupou a primeiras posição do mesmo ranking em 1995, 96 e 97.
Campeão Olímpico em Atlanta (EUA), em 1996, medalha de prata em Sydney (AUS), no ano passado, e tetracampeão europeu, Scheidt terá dois importantes desafios nos próximos meses. O primeiro será a Semana de Vela de Kiel, na Alemanha.
"Essa competição tem o mesmo significado para a vela que o Torneio de Wimbledon tem para o tênis. Trata-se de um evento muito forte, no qual vou poder competir com os melhores iatistas do mundo", explicou ele, que em seguida tentará o tetracampeonato mundial na Irlanda. "Mas ainda estou estudando a possibilidade de competir em Portugal, em julho, antes do Mundial".
Scheidt embarca para a Europa no dia 14 deste mês.