São Paulo – Em um jogo bastante irregular com as tenistas alternado constantemente bons e maus momentos a americana Jennifer Capriati levou a melhor nesta quinta-feira e se classificou para a final do Aberto da França de 2001 ao derrotar a suíça Martina Hingis em dois sets. As parciais foram de 6/4 e 6/3.
Capriati, que por duas vezes alcançou as semifinais da competição disputada nas quadras de saibro do complexo de Rolanda Garros, chega à final pela primeira vez. Sua rival na decisão de sábado será a belga Kim Clijsters que, de virada, derrotou a compatriota Justine Henin.
Hingis, que ganhou títulos em todos os torneios do Grand Slam (os quatro mais importantes da temporada) menos no aberto francês, não conseguiu superar o tabu diante de uma rival que vai se tornando um problema em sua carreira. Só neste ano, ela cruzou com Capriati em duas finais e perdeu em ambas oportunidades. A mais importante na decisão do Aberto da Austrália.
As duas tenistas sofreram quebra de saque logo no início do jogo. Mas Capriati se recompôs mais rapidamente e abriu vantagem de 4 a 1. Porém, com dores no joelho direito, pediu o atendimento da fisioterapeuta. Hingis se aproveitou e igualou o marcador. Na hora da decisão, no entanto, a americana prevaleceu.
A história do primeiro set se repetiu no início do segundo. Capriati teve seu serviço quebrado logo no começo mas reagiu na seqüência. A partida seguiu bastante equilibrada, com muitas trocas de bolas entre as tenistas.
Hingis teve a chance de abrir frente no sétimo game, quando a americana teve 0-40. Mas não conseguiu quebrar o serviço da rival. Fez pior no game seguinte. A suíça abriu 40-0 de frente e teve seu saque quebrado. Capriati, então, não perdoou e decidiu o jogo na seqüência.