Rio - Pelo terceiro ano consecutivo, a cidade de Belo Horizonte (MG) será sede de uma prova do Troféu Brasil de Triatlo. Neste domingo, a capital mineira receberá a terceira etapa do circuito, que terá a participação dos melhores triatletas do país.
No masculino estão confirmadas as presenças de Virgílio de Castilho, do Rio de Janeiro; Frederico Monteiro, Emerson Gomes e Paulo Henrique Miyashiro, de Santos (SP); e Santiago Ascenço, de Nerópolis (GO). Bruno Khouri, de Belo Horizonte, e Leonardo Casadio, de Itajubá, serão os representantes de Minas entre os profissionais. A prova, no entanto, não terá a participação do argentino Oscar Galindez, tetracampeão do Troféu Brasil e atual líder do circuito. Como o regulamento permite um descarte, ele vai aproveitar para se recuperar do Ironman Brasil, disputado no dia 26 de maio.
No feminino, as grandes atrações devem ser Carla Moreno, de São Carlos (SP), bicampeã do Troféu e vencedora das duas primeiras etapas deste ano, e Gisele Bertucci, de Curitiba (PR), que ocupa o terceiro lugar na classificação geral e tentará sua primeira vitória na competição.
A prova mineira terá as distâncias olímpicas para a categoria profissional. Serão disputados 1,5km de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida. Os atletas amadores percorrerão o percurso do "short triathlon" - 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km. A largada para os profissionais está prevista para as 10h, na Lagoa dos Ingleses. Os amadores começarão a competir uma hora mais cedo, às 9h.