Rio - O presidente da Fifa, Joseph Blatter, voltou a afirmar que a entidade pode promover a Copa do Mundo a cada dois anos, em vez de manter a fórmula atual, com intervalo da quatro anos. “Estarei pensando a partir do próximo ano em promover a Copa com maior freqüência”, disse Blatter.
Esta não é a primeira vez que o presidente da Fifa defende esta mudança. No entanto, os integrantes do Comitê Executivo nunca chegaram a um consenso. Desde a sua criação em 1930 que a Copa do Mundo vem sendo disputada com intervalo de quatro anos. A exceção aconteceu após o Mundial de 1938. Por conta da Segunda Guerra Mundial, a competição não pôde ser realizada na década de 40 e só voltou a acontecer em 1950, no Brasil.
Em 2002, o Mundial terá como sede Japão e Coréia do Sul, na primeira vez em que dois países dividem a organização desta competição. Em 2006, a Copa será realizada na Alemanha. A Fifa deve confirmar o rodízio entre os continentes a partir de 2010, quando a África receberia seu primeiro Mundial.