Rio - A assessoria de comunicação da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) informou nesta sexta-feira que, se a final da Copa Libertadores for entre Palmeiras e Cruz Azul, do México, o representante no Mundial Interclube será o clube brasileiro. "Pelo regulamento da competição, um time sul-americano deve estar presente em Tóquio", disse o assessor da Conmebol, Nestor Benítez.
Além disso, ainda segundo o regulamento, o Cruz Azul também não tem direito de jogar a final na Cidade do México, por estar situada na América do Norte. Ou seja, caso seja finalista, o time mexicano terá de mandar seu jogo final em um campo neutro da América do Sul.
O Palmeiras empatou o primeiro jogo com o Boca Juniors, da Argentina, fora de casa, e só precisa de uma vitória para chegar à final. Já o Cruz Azul, derrotou o Rosário Central, por 2 a 0, no primeiro jogo.
Nestor Benítez explicou que o Cruz Azul é um time convidado, num acordo que envolve a Federação Mexicana e a Federação Venezuelana. As equipes dos dois países disputaram um torneio classificatório em que o Cruz Azul foi o primeiro colocado.