Rio - O confronto contra o Grêmio, pelas finais da Copa do Brasil, está sendo encarado no Corinthians como o grande desafio da equipe alvinegra neste ano. Após muitos fracassos nos últimos meses e a reabilitação com a conquista do Campeonato Paulista, o grande objetivo do Timão é a volta para a Libertadores. A conquista da Copa do Brasil poderá ser o caminho para a competição mais importante da América do Sul.
”A conquista do Campeonato Paulista foi um importante passo para nossa preparação psicológica. Nos momentos difíceis, quando não ganhávamos, o principal problema era a falta de motivação. O Paulistão foi importante, mas sem dúvida a Copa do Brasil será especial. Nos levará de volta à Libertadores”, disse o técnico Wanderley Luxemburgo, que ainda não conquistou nenhum título da Copa do Brasil em sua carreira.
Além da Libertadores, o Corinthians pensa mais longe e já comenta a possibilidade de jogar em Tóquio, na disputa da Copa Intercontinental de Clubes. Após vencer o Mundial de Clubes da Fifa em 2000, o título no Japão é outro objetivo do Timão.
”O sonho de todo corintiano é vencer a Libertadores e chegar a Tóquio. Espero que possamos dar o primeiro passo conquistando a Copa do Brasil”, falou o lateral André Luís, que poderá deixar a equipe corintiana após os jogos contra o Grêmio. André não acertou sua permanência no Corinthians e dificilmente continuará no Parque São Jorge.
Após um dia de descanso, o Corinthians voltará a treinar nesta sexta-feira, visando a preparação final para o confronto contra o Grêmio. Na equipe, o discurso dos jogadores evita falar em favoritismo e em coincidências com 1995, quando o Timão sagrou-se campeão da Copa do Brasil em cima do Grêmio, no mesmo ano em que também venceu o Paulistão.
”A conquista de 1995 é passado. São boas lembranças, mas temos que esquecer e nos concentrar muito na partida de domingo. Não existe favorito. vai ser um jogo muito equilibrado”, comentou Marcelinho, único jogador corintiano remanescente da campanha de 95.
O objetivo corintiano de chegar à Libertadores de 2002 poderá acontecer mesmo se o título da Copa do Brasil neste ano não for conquistado. Por ter vencido o Campeonato Paulista, o Corinthians disputará no fim de junho a Copa dos Campeões, torneio no qual o campeão garante vaga na Libertadores.